Em um comunicado conjunto divulgado nesta terça-feira, 23, Apple e Nokia anunciaram que botaram fim a uma disputa judicial iniciada no ano passado. E um dos resultados dessa decisão é que ambas voltarão a atuar de forma amigável.

“Este é um acordo significativo entre Nokia e Apple”, comentou Maria Varsellona, diretora de operações legais da Nokia. “Ele move nosso relacionamento com a Apple de sermos adversárias no tribunal a parceiras de negócios trabalhando pelo benefício dos nossos consumidores.”

publicidade

A briga começou no fim do ano passado, quando a Nokia processou a Apple nos Estados Unidos e na Alemanha alegando violação de 32 patentes. Poucos dias depois, a Apple parou de vender os produtos de saúde da Withings, que pertencem à Nokia e agora voltarão às lojas da maçã sob a marca da própria finlandesa.

Detalhes do acordo não foram divulgados, mas as empresas informaram que a Nokia vai fornecer “certos produtos e serviços de infraestrutura de rede” para a ex-adversária, além dos produtos antes vendidos com a marca da Withings.

publicidade

Fora isso, a finlandesa ainda receberá compensações financeiras parceladas por licenciamento de patentes e também um valor em dinheiro como forma de adiantamento pelo uso das tecnologias. Embora os valores não tenham sido revelados, eles serão divulgados posteriormente pela Nokia em seus resultados financeiros trimestrais.