Quem gostou das carinhas de reação que o Facebook acrescentou à sua rede social no ano passado tem motivo para se alegrar. A empresa anunciou hoje que pretende incluir as reações também no Messenger. O anúncio vem pouco tempo após um teste da empresa para usar reações nos comentários também.

O novo recurso funcionará da seguinte forma: o usuário poderá selecionar uma mensagem que recebeu apertando e segurando sobre ela. Ao fazer isso, aparecerão as seguintes opções para reagir à mensagem: “amor”, “sorriso”, “uau”, “triste”, “bravo”, “sim” e “não”. Quem estiver olhando a conversa quando a reação chegar verá uma pequena animação.

Reprodução

Em conversas em grupos, cada mensagem enviada será como um mini-post do Facebook: ao lado dela, serão mostradas as reações que ela recebeu. Tocar na mensagem mostrará como cada membro do grupo reagiu a ela. Quem enviou a mensagem também receberá uma notificação cada vez que alguém do grupo reagir a ela.

publicidade

Reprodução

Segundo o Facebook, as imagens das reações serão os emojis usados nas conversas do Messenger. Elas poderão ser usadas para reagir a qualquer tipo de mensagem: texto, imagens, vídeos, gifs e até mesmo outros emojis. Como elas são mais simples de se enviar do que mensagens de texto, elas podem ser uma boa opção para pessoas que precisam responder rapidamente a uma mensagem enquanto estão ocupadas com outra tarefa.

-> WhatsApp: dicas, histórias e tudo o que você precisa saber
-> Facebook: confira a história e dicas para usar a rede social com segurança
-> Messenger: confira os principais recursos e dicas para usar o aplicativo

Menções

Também chegará em breve ao Messenger o recurso de Menções. Ele funciona de maneira idêntica ao do Telegram e do WhatsApp: em uma conversa em grupo, você pode direcionar a conversa para uma pessoa. Para isso, basta escrever o nome dela com uma arroba antes (exemplo: @fulano). O texto aparecerá destacado se a menção estiver feita corretamente.

Reprodução

A pessoa mencionada receberá uma notificação especial, dizendo que ela foi mencionada na conversa. Para os outros membros do grupo, aparecerá uma notificação normal. É possível desativar essas notificações caso algum membro chato do grupo fique marcando você em tudo.